quinta-feira, setembro 15, 2005

"Er, how, um, plstm-, er, hello?"




É isso mesmo. É assim - completamente sem jeito e sem saber direito como agir - que um inglês te cumprimenta. Sempre foi complicado pra mim descobrir o que fazer. Apertar a mão? (Mulher aperta a mão de mulher aqui) Dar um beijo? Um de cada lado? Dar um tchauzinho de longe? Não tem muita regra. E por isso mesmo até o mais inglês dos ingleses fica meio desconfortável antes de finalmente passar para o estágio seguinte da conversa: falar sobre a temperatura e a previsão do tempo.
Estou dando muitas gargalhadas lendo Watching the English: The hidden rules of English behaviour, da antropóloga inglesa Kate Fox. É uma boa maneira de começar a me despedir de todas as excentricidades inglesas.
Abaixo, um trechinho, da página 41.
Hesitação, mal jeito e inaptidão são, ao contrário do que possa parecer, comportamentos corretos. Apresentações devem ser feitas o mais apressadamente possível, mas também com o máximo de ineficiência. Se revelados, os nomes devem ser murmurados; as mãos devem ser estendidas até a metade e então desajeitadamente recolhidas; a saudação aprovada é alguma coisa como "Er, como, um, muitopraz-, er, oi?". Se você tem habilidade social ou vem de um país onde estas questões são lidadas de uma maneira mais razoável (como qualquer outro lugar no planeta), você precisará de um pouco de prática para alcançar o grau adequado de incompetência envergonhada artificial.

Perfeito, perfeito.
|
Site Meter Powered by Blogger Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.